Reflexologia podal na síndrome de burnout, ansiedade e estresse de professores
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da massagem Reflexologia podal na saúde dos professores nos aspectos relacionados à síndrome de Burnout (SB), ao estresse e ansiedade. Para tanto, recrutou-se 13 professores do Ensino Médio provenientes da rede estadual de ensino do Paraná, de ambos os sexos, com no mínimo 10 anos de carreira e com pelo menos 30 horas de trabalho semanais. Foi utilizado como protocolo de tratamento, 12 sessões de Reflexologia podal, realizadas semanalmente com duração de 40 minutos e pesquisadas as variáveis relacionadas à saúde por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: questionário da Síndrome de Burnout adaptado por Chafic Jbeili, escala do estresse percebido, e o Inventário de Ansiedade (IDATE). Essas variáveis foram coletadas no momento 1 (M1), que ocorreu na semana anterior aos atendimentos e momento 2 (M2), que ocorreu na semana posterior aos atendimentos. Concluiu-se que a intervenção foi significativa para diminuir os níveis de Ansiedade, Burnout e Estresse. De acordo com o teste d de Cohen o tratamento resultou em uma grande redução nos escores de ansiedade, burnout e estresse, nos permitindo concluir que a Reflexologia podal é capaz de melhorar a saúde dos professores.