Ética e cidadania nos projetos político-pedagógicos em cursos de graduação: um estudo de caso da universidade estadual do oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon-PR

  • Alvori Ahlert

Resumo

Esta pesquisa investiga a presença da reflexão ética e cidadã nos projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação da UNIOESTE campus de Marechal Cândido Rondon. Entendemos a ética e a cidadania como elementos constitutivos e inseparáveis do processo de ensino/aprendizagem e, portanto, fundamentais para a construção de uma sociedade justa, democrática e participativa. Assim sendo, ética e cidadania devem ser o fundamento da construção de todo o projeto políticopedagógico de uma escola ou de um curso de graduação no ensino superior. Sob este fundamento são analisados aqui, através de uma leitura hermenêutica, os projetos político-pedagógicos de quatro cursos de graduação que compõem os três Centros da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, do campus de Marechal Cândido Rondon. Esta análise comprova que a construção de um projeto político-pedagógico, e sua constante avaliação e reconstrução, necessitam de uma reflexão mais aprofundada sobre sua epistemologia e sua construção prática. Faz-se necessário uma constante reflexão, sempre atualizada, sobre como se constrói um projeto políticopedagógico, sua importância e seu processo prático.

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Alvori Ahlert

Mestre em Educação. Doutor em Teologia – Área Religião e Educação. Prof. Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon. Membro do GEPEFE e do Grupo de Pesquisa Cultura, Fronteira e Desenvolvimento Regional. E-mail: alahlert@brturbo.com.br; alvoriahlert@hotmail.com

Publicado
2007-06-25
Como Citar
Ahlert, A. (2007). Ética e cidadania nos projetos político-pedagógicos em cursos de graduação: um estudo de caso da universidade estadual do oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon-PR. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 23(44), 69-80. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1223/1117
Seção
Artigos