Estudo do perfil do consumidor de supermercados da cidade de Londrina

  • Maria Eduvirge Marandola
  • Suzana Rezende Lemanski

Resumo

O aumento da concorrência no ramo de supermercados é um fator que tem provocado ameaça até mesmo para as empresas tradicionais. Porém, não foi apenas do lado da oferta que aconteceram mudanças, os consumidores também mudaram; estão mais conscientes, exigentes, dotados de mais informações que possibilitam comparações. Isso tudo somado, dentro de um ambiente de estabilidade econômica, requer mais racionalidade desses agentes. Esta pesquisa teve por objetivo traçar o perfil do consumidor de supermercados na cidade de Londrina. Os resultados revelaram que as promoções e a variedade de itens são fatores preponderantes de atratividade do consumidor. Desse modo, estratégias voltadas para essa direção podem representar um diferencial frente à concorrência. O supermercado abre mão da margem de lucro nos produtos ofertados, porém agrega valores com outras vendas e lucra com um maior giro de consumo.

Biografia do Autor

Maria Eduvirge Marandola

Docente do Centro Universitário Filadélfia (UniFil).  Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: MariaEduvirge@aol.com 

Suzana Rezende Lemanski

Docente do Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: Suzanar@sercomtel.com.br

Publicado
2020-03-26
Como Citar
Marandola, M., & Lemanski, S. (2020). Estudo do perfil do consumidor de supermercados da cidade de Londrina. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 22(43), 43-46. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1241/1135
Seção
Artigos