Gestão do conhecimento: ferramentas tecnológicas e portais do conhecimento para empresas desenvolvedoras de tecnologias de médio e pequeno portes
Resumo
Os desafios e tendências da globalização impõem à sociedade, às organizações, ao mercado e ao capital a se tornarem dinâmicos. Estas mudanças exigem que as empresas se tornem mais competitivas. Dentro deste contexto empresarial, a tecnologia de informação apóia e dá suporte para a modernização e integração do negócio, potencializando os processos de armazenamento, tratamento, disseminação e transferência de informações e conhecimentos. Essa tecnologia, aliada a uma forte política de aprendizagem educacional proporciona às empresas um ambiente de maior vantagem competitiva. O sucesso competitivo cada vez mais dependerá da capacidade dos indivíduos de uma organização em aprender e aprimorar seus conhecimentos. Se a sociedade foi capaz de globalizar a economia e a informação, agora precisará globalizar o conhecimento. Neste sentido, este trabalho procura demonstrar o uso da tecnologia da informação e sistemas de informação como aliados aos processos de Gestão do Conhecimento. Essa relação, seja pelo, estudo dos conhecimentos relevantes, enfoques operacionais, gerenciais ou estratégicos, possibilitará à organização, o alinhamento de seus processos de negócios para alcançar seus objetivos. A tecnologia da informação tem sido explorada como uma ferramenta fundamental para apoiar as conversões do conhecimento; se a globalização transformou as empresas, modificando e facilitando formas de comunicação, o emprego de portais corporativos pode alinhar a comunicação entre os seus stakeholders, pois é uma tecnologia baseada na web, que busca a integração das aplicações internas da organização com as aplicações externas. Portais de conhecimento corporativo abrangem portais: de informação empresarial, colaborativos e especialistas, bem como possui diferenciais para trabalhar seus ativos intangíveis. Por isso, a cada dia as empresas estão aderindo cada vez mais à esta tecnologia, pois tem uma linguagem padronizada, o HTML, facilitando trabalhar diversos aspectos de apresentação e conteúdos e, principalmente, estar disponível em qualquer lugar do mundo e no tempo solicitado.