Pais de famílias originais e de famílias separadas: um estudo comparativo das práticas educativas e do relacionamento com os filhos
Resumo
As profundas transformações que a instituição família vem sofrendo ao longo dos anos são analisadas no presente trabalho. Em função destas mudanças, dificuldades são experimentadas pelos pais em seu papel de educadores. Com o objetivo de investigar aspectos do relacionamento familiar e algumas práticas utilizadas na educação dos filhos, foi realizada uma pesquisa com 145 pais de famílias originais (FO) e 49 de famílias separadas (FS). Para a coleta de dados foram utilizados 2 questionários, um para FO, contendo 16 questões, e um para FS contendo 18 questões. A análise dos dados mostrou semelhanças nos resultados obtidos pelos pais nas duas condições, sendo o diálogo a estratégia mais utilizada, tanto por pais FO quanto FS, para resolução de problemas. Embora pareçam existir investimentos por parte dos pais, o que pode facilitar a comunicação com os filhos também, parece faltarlhes conhecimento e habilidades para uma análise efetiva das estratégias por eles selecionadas. Finalmente, é necessário que a sociedade seja informada sobre o campo de atuação e possibilidades da Psicologia, ao mesmo tempo em que tenha acesso aos conhecimentos produzidos pela análise do comportamento.