Gestão de custos

um instrumento de estratégia competitiva para a empresa

  • Eliane Silva Fortunato de Palma
  • Cristiane Ap. J. dos Reis da Silva
  • Lucineide Ap. da Silva Alves
  • Douglas Francisco da Silva Faculdade Estácio de Sá
  • Luís Marcelo Martins

Resumo

É notório que, na atualidade, a econômia é muito instável, exigindo que as empresas busquem constantemente redução nos custos que são inerente a ela, diante disso, elas buscam incansavelmente elaborar meios para a efetivação da redução de seus custos, sejam eles fixos ou variáveis. Essa condição é denominada de gestão de custos. Uma gestão de custos tem por finalidade propiciar meios racionais e sistemáticos de redução de custos, permitindo ao empreendedor tornar a empresa mais dinâmica no mercado, ofereendo ao consumidor produtos e serviços de qualidade com preços que permitem a sua aquisição, permitido, outrossim, a tomada de decisão quanto a manutenção de um produto ou seviço no mercado, portanto, a a gestão de custos é uma ferramenta de grande relevância como estratégia competitiva no mercado para se sobressair à concorrência. Assim sendo, de início foi conceituado o que vem a ser custos para a empresa, bem como exposto o conceito de estratégia competitiva, para que posteriormente fosse destacado como a gestão de custos contriui como estratégia competitiva para a empresa no mercado. o objetivo deste artigo é o de destacar a relevância da gestão de custos para que empresa possa se manter dinâmica no segmento em que atua, utilizando-a como estratégia competitiva consequentemente obter sucesso no mercado. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva por meio de investigação bibliográfica, onde se utilizou o método da dedução, em que por meio da concepção geral das teorias expostas, foi exposta uma posição subjetiva acerca do tema proposto.

Biografia do Autor

Eliane Silva Fortunato de Palma

(elianesilva_sadia@yahoo.com.br)

Cristiane Ap. J. dos Reis da Silva

(criscambara@hotmail.com)

Lucineide Ap. da Silva Alves

 (lucineideapsilva@hotmail.com)

##submission.authorWithAffiliation##

 Pós-graduandos do Curso em Gestão de Vendas - Faculdade Estácio de Sá – Ourinhos-SP (dsilva@heringnet.com.br)

Luís Marcelo Martins

Mestre em Finanças e Mestre em Administração, docente do Curso em Gestão de Vendas da Faculdade Estácio de Sá – Ourinhos-SP e de Graduação da UniFil. (luis.marcelo@unifil.br)

Publicado
2018-07-31
Como Citar
de Palma, E., da Silva, C., Alves, L., da Silva, D., & Martins, L. (2018). Gestão de custos. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 27(53), 103-112. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/233/244
Seção
Artigos