A construção da subjetividade e a transformação da intimidade no mundo comtemporâneo do trabalho
Resumo
A compreensão do processo através do qual a participação pessoal e em atividade de cunho público se dá na sociedade civil pode contribuir para o resgate do envolvimento das pessoas com os problemas que afligem a coletividade. A presente pesquisa visa buscar elementos que possam identificar e compreender as razões sobre a falta de participação e ocupação do espaço social pelos professores na sociedade civil e, em especial, junto ao seu sindicato. Outro objetivo é detectar os mecanismos que conduzem ao individualismo excessivo e um retraimento em si, reduzindo sentimentos de solidariedade e sensibilidade sobre as necessidades do outro. Para tanto, participaram 45 professores de escolas particulares de 1º e 3º graus da cidade de Londrina-Pr. A etapa de coleta de dados foi realizada através de uma entrevista individual semi-estruturada, sendo desenvolvida em local de preferência dos entrevistados. A análise qualitativa dos dados indicou que há uma invasão da esfera privada pelo trabalho, que o tempo livre é demarcado pelo tempo de trabalho; uma redução da qualidade de vida e busca da intimidade como refúgio das pressões e das inseguranças geradas pela esfera pública. Outro dado relevante refere-se à falta de interesse em estabelecer contatos e novas relações com seus colegas profissionais, uma vez que a própria presença desses colegas, mesmo desconhecidos, os fazem lembrar de seu trabalho. Em função disso, preferem manter contatos restritos com amigos íntimos e familiares. O processo de retraimento social e de intimização identificado nos participantes reduz o envolvimento em questões individual por reinvindicações e conquistas que dizem respeito à classe.