Inteligência emocional e a dupla jornada – graduação e trabalho: como se afetam e de que forma se relacionam com a gestão do tempo
Resumo
O objetivo do trabalho foi demonstrar as possÃveis correlações que podem existir entre Inteligência Emocional e Gestão do tempo, e com isso, proporcionar um estudo significativo das eventuais tomadas de decisões dos alunos estudantes acadêmicos, que possuem duplas jornadas diárias – Trabalho e Universidade. Portanto, nosso principal objetivo foi responder a seguinte questão: “De que forma a inteligência emocional e a dupla jornada – graduação e trabalho se afetam e como se relacionam com a gestão do tempo em universitários de Psicologia do Centro Universitário de Londrina - UNIFIL? A construção e validação do instrumento utilizado para a realização desta pesquisa, teve como referenciais norteadores duas escalas de medidas e seus respectivos instrumentos. A primeira, Escala de Medida de Inteligência Emocional (MIE), foi criada e validada por Siqueira, Barbosa e Alves (1999) e apresenta como função dar suporte a conceituação e medição do fator inteligência emocional. Em segundo lugar, apresenta-se a Escala de Organização do Tempo (EOT), desenvolvida pelos autores Leite, Tamayo e Günther que tem o foco principal, a rotina e persistência. O instrumento final foi elaborado pelas pesquisadoras, contendo 41 questões ao todo, logo, teve como parâmetros as perguntas apresentadas nos instrumentos das escalas mencionadas acima, como também, da elaboração de perguntas de autoria das próprias pesquisadoras. Essa pesquisa conseguiu em parte demonstrar que a Inteligência Emocional e a Gestão do Tempo no grupo de pessoas que possuem dupla jornada – trabalho e universidade, em quase a maioria dos quesitos, obtiveram um maior percentual de aptidões para lidar com as inúmeras demandas diárias, se saindo melhores que o grupo que apenas estuda.