Caracterização do atendimento de crianças pelo serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU)
Resumo
Objetivo: Caracterizar o atendimento de crianças pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Londrina. Método: Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo de abordagem quantitativa e os dados foram obtidos por meio da análise documental dos Relatórios de Atendimento do Socorrista, disponibilizados pela base central de regulação médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional de Londrina. A amostra foi composta pelos atendimentos de crianças realizados no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2018, sendo excluídos da pesquisa, pacientes que apresentaram idade igual ou superior a 12 anos, atendimentos realizados em outro município e fichas que não continham informações obrigatórias. Resultados: foram incluídos 1.273 atendimentos no ano de 2018, sendo o maior número de ocorrências no mês de Junho (12,6%). Na terça-feira (17,5%) e no período da tarde (32,6%) o serviço foi mais solicitado. Entre os pacientes atendidos, 53,5% eram do sexo masculino e a maioria lactente (49,2%). Em relação ao motivo de solicitação do serviço, 69,7% foi para transferência, enquanto 25,5% por causas clínicas e 4,9% por traumas. Além disso, 68,7% dos atendimentos foram realizados pela equipe de Suporte Básico de Vida (SBV), enquanto 30,2% pelo Suporte Avançado de Vida (SAV) e 1% pelos dois serviços em apoio (SBV+SAV). As condutas mais realizadas foram: oxigenoterapia não invasiva (5%), medicação (3,1%) e acesso venoso (2,3%). Quanto aos principais desfechos dos atendimentos, 92,1% foram encaminhados para outro serviço, 2,7% liberados no local e 0,3% resultou em óbito. Conclusões: As transferências foram o principal motivo de atendimento de crianças pelo SAMU, evidenciando que muitas vezes o serviço é utilizado como transporte inter-hospitalar e não como atendimento pré-hospitalar.