Análise da formação do psicólogo organizacional e do trabalho, sua interface com a inovação e a viabilidade de sua contribuição para a consolidação de organizações inovadoras
Resumo
Uma primeira análise do presente artigo está voltada para a formação do Psicólogo Organizacional e do Trabalho no Brasil, em decorrência das emergentes necessidades das organizações de trabalho em um contexto econômico globalizado, de alta competitividade, que demanda rapidez e constante capacidade de adaptação dos membros organizacionais, exigindo do psicólogo uma visão social, política e econômica sobre o indivíduo que faz parte do ambiente das organizações, que vai muito além de uma visão estritamente psicológica e individualizada. Uma segunda análise está direcionada à inovação, que tem sido cada vez mais uma condição de sobrevivência para muitas das organizações da atualidade. A inovação depende de ambientes favoráveis à mudança, facilitadores da criatividade, abertos e tolerantes aos erros, com dirigentes preparados para serem inovadores e para estimularem o comportamento inovador nos membros organizacionais e em suas equipes de trabalho. A inovação é um processo complexo que envolve aspectos psicossociais, individuais e coletivos; aspectos do processo criativo individual e da cultura organizacional; aspectos de conhecimento e competência individual e grupal; aspectos tecnológicos que exigem altos investimentos para as organizações. Em um terceiro momento, o artigo enfoca a interface entre a formação do psicólogo no contexto organizacional com a inovação e a viabilidade de sua contribuição para consolidar organizações inovadoras.