Orientação profissional no serviço-escola universitário: um relato de experiência de estágio
Resumo
A Orientação Vocacional e Profissional (OVP) é um processo que ajuda o indivíduo na escolha profissional, facilitando a obtenção do conhecimento de si próprio e do mundo do trabalho. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência de duas estagiárias do último ano do curso de Psicologia no estágio de OVP, que também é um projeto extensionista da Universidade. Dois adolescentes participaram do processo individual de OVP, com sessões semanais oferecidas pelo Serviço-Escola Universitário da Psicologia e supervisionado por um docente especialista do curso. Por ser uma estratégia educacional e clínica, o principal instrumento utilizado foi a entrevista, junto a outras ferramentas para auxiliar na reflexão. A intervenção foi composta por duas fases: uma reflexiva, que visa estimular o cliente a pensar sobre aspectos relacionados aos seus valores, interesses, família, vivência escolar e a segunda fase informativa, que pretende levantar informações acerca das profissões, mercado de trabalho e universidade. O protocolo de atendimento foi estruturado em oito etapas: Diagnóstico, Autoconceito, História de Vida, Vivência Escolar, Mundo do Trabalho, Critérios para Escolha, Realidade Profissional e Tomada de Decisão. Os resultados mostraram que os sujeitos ao final do processo melhoraram o autoconhecimento, obtiveram uma reflexão sobre o futuro profissional e adquiriram informações sobre as profissões de interesse. Além disso, o estágio contribuiu para o conhecimento e vivência no campo para as estagiárias, aplicando na prática os conhecimentos teóricos, bem como o amadurecimento do olhar para a importância desse processo e da atuação do profissional ser baseada em uma postura ética.