Transicionalidade e criatividade: rabiscos sobre o viver criativo na educação com crianças com tendência antissocial
Resumo
O presente estudo teórico tem por objetivo refletir acerca das possibilidades de intervenção psicológica no ambiente escolar, por meio do uso de objetos lúdicos com crianças com tendência antissocial, a fim de promover a continuidade do processo de desenvolvimento emocional. Entende-se, segundo a perspectiva psicanalítica winnicottiana, que estas crianças vivenciaram precoce e abruptamente experiências violadoras que as levaram ao desamparo e ao desapossamento do ambiente familiar, concorrendo para a manifestação de condutas reativas, transgressoras e hostis. Estas condutas são exteriorizadas, em especial, na escola e é justamente neste ambiente que se faz relevante a realização de intervenções psicoterápicas grupais que possam oportunizar, por meio da criação de um espaço lúdico, dialógico e sigiloso, a expressão emocional destas crianças, assim como a elaboração de conteúdos inconscientes e a manifestação criativa e espontânea. Infere-se que, por meio do brincar e destes objetos transicionais, a criança com tendência antissocial possa retomar o seu vir a ser e transformar a si mesma e o mundo.