Como ficam os sentimentos dos alunos frente às queixas escolares?

  • Carolina Santa Rosa da Silva UniFil
  • Patrícia Vaz de Lessa UniFil

Resumo

A escola, depois do contexto familiar é o ambiente em que a criança passa a maior parte do tempo, onde relações sociais são estabelecidas e o processo de escolarização é constituído, processo esse que, marca uma etapa fundamental para o desenvolvimento psíquico da criança. Frente a escolarização, dificuldades de aprendizagem podem surgir, e, posteriormente serem demonstradas pela criança através de suas reações emocionais e/ou comportamentais. Sendo assim, a pesquisa tem como finalidade compreender quais são os sentimentos que assolam a condição de não aprender, além de identificar de que forma as crianças com dificuldades escolares lidam com suas emoções e sentimentos referentes às queixas, e a importância da Psicologia escolar. O trabalho traz algumas considerações iniciais e fundamentação teórica acerca do tema, como também reflexões diante do trabalho desenvolvido no ano de 2021 em uma Escola Municipal do Município de Londrina/PR e em uma Escola Estadual também localizada em Londrina/PR . Neste sentido, entendemos que o processo de construção do saber e do sentir se compreende na interligação de diversas vertentes, como: a escola, a família, a sociedade, a economia, a cultura, entre outros.

Biografia do Autor

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Graduanda de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia, Londrina, Paraná e Aluna Bolsista da Fundação Araucária

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 Graduação em Pedagogia e Psicologia, Mestrado pela UEM, Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano – USP, Pós-Doutorado no mesmo programa. Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Filadélfia, e Docente Titular. E-mail: patricia.lessa@unifil.br

Publicado
2022-11-24
Como Citar
Silva, C., & Lessa, P. (2022). Como ficam os sentimentos dos alunos frente às queixas escolares?. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 38(75), 167-188. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2738/2508
Seção
Artigos