Transformação digital e a maturidade das empresas ao negócio digital

  • Maycon dos Santos Montesião Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

Empresas estão presentes nas rotinas das pessoas, auxiliando-as na comunicação, locomoção, acomodação, alimentação e muitas outras atividades cotidianas e cruciais ao bem-estar. E a sociedade, mais exigente, em larga escala consomem informações e produtos, reflexo da conectividade e das novas gerações prematuramente imersas ao digital. Assim demanda-se à estas empresas empenho e adaptações ao mercado, construindo uma cultura implacável e mutável, fazendo as companhias se preocuparem com a nova era que está por vir. E esta preocupação tornou a transformação digital popular, termo este que visa o desenvolvimento de metodologias e mudanças cruciais ao negócio. O objetivo deste trabalho é apresentar os principais conceitos relacionados à transformação digital, tais como: Tecnologia Móvel, Computação em Nuvem, Big Data e Mídias Sociais e que destes conceitos divergem a outros relacionados, sendo eles: Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Aprendizado de Máquinas, Inteligência Artificial, M2M, 5G e Indústria 4.0. Alguns estudos de casos, como da Canon, também foram selecionados para avaliar as melhores práticas da transformação digital, apresentando os resuldados de valor agregado aos clientes e do retorno em aumento estratégico ao provedor, podendo concluir que a transformação digital está ocorrendo como uma necessidade do mercado de se preparar para a nova era tecnológica.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Departamento de Computação, Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), Orientadores: Prof. Sergio AkioTanaka e Profa. Simone Sawasaki Tanaka. E-mails: maykmon@hotmail.com, sergio.tanaka@unifil.br, simone.tanaka@unifil.br 

Publicado
2018-07-31
Como Citar
Montesião, M. (2018). Transformação digital e a maturidade das empresas ao negócio digital. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 34(esp.), 137-151. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/303/1294