A estratégia da percepção no estudo dos elementos constituintes de um terreiro de candomblé
Resumo
A pesquisa discute o apagamento dos marcadores de população negra na cidade de São Paulo e no Estado. São Paulo não é visto como uma cidade de terreiros de candomblé, mas, comprova-se a sua existência desde o século XX. Promovendo uma discussão nesse campo do reconhecimento como patrimônio cultural o terreiro Axé Ilê Obá. Nas religiões de matriz africana devido a existência da energia vital e das conexões de tudo que existe sobre o mundo, tudo é sagrado. Portanto, não existe separação entre o sagrado e o profano como na forma do mundo ocidental. Dentro e fora do terreiro, o sagrado continua, a mudança é sobre a forma de comportamento para reverência ao sagrado. O mundo material é sempre perpassado pelo espiritual. Mas, como forma de ação de pesquisa é possível pensar como partes do todo e fazermos as distinções apenas operacionais da pesquisa: “A forma de pesquisar”. Elegemos cinco escalas do existente no terreiro. A situação, onde examinamos o terreiro face ao bairro, como parte da cidade. A edificação em sua composição arquitetônica e paisagística. O conjunto do edifício e seu jardim. A dimensão dos objetos e das artes contidas no terreiro. A dimensão simbólica, onde analisamos os significados de cada elemento dos itens anteriores. Soma-se a tudo, suas estratégias de resistência através de diversos artifícios, driblando um sistema que continuamente os exclui; e como este existir lhe estrutura elementos que o constitui. Então é desta complexidade de sistemas que se estrutura este artigo.