Comparação do estado nutricional e hábitos alimentares de escolares de uma escola pública e uma escola particular da cidade de Alvorada do Sul –Paraná

  • Eriane Regina Vertuan
  • Graziela Maria Gorla Campiolo

Resumo

O aumento da obesidade infantil em crianças tem sido um grande desafio no cuidado da saúde, sendo um trauma psicológico, e é reconhecida como o principal fator de risco epidemiológico para doenças crônicas mais comuns, a educação e orientação nutricional é um dos mais amplos métodos de intervenção nutricional, tendo como propósito a educação, visando uma melhoria do estado nutricional através da mudança de hábitos alimentares adequados, eliminação de práticas dietéticas inadequadas, introdução de melhores práticas de higiene dos alimentos e o uso eficiente dos recursos alimentares. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o estado nutricional e os hábitos alimentares dos escolares da 4º série de uma escola pública e uma particular da cidade de Alvorada do Sul – Paraná. A amostra foi constituída de 26 escolares da escola pública e 16 da escola particular, na faixa etária de 9 a 10 anos de idade, de ambos os sexos,
que responderam um questionário de frequência alimentar, e para melhor caracterização da população alvo, para avaliação do estado nutricional de acordo com o índice de massa corporal (IMC), de cada criança, foram realizadas as medidas de peso e altura as quais os indivíduos estavam descalços em balança tipo plataforma, com capacidade de até 150 kg, onde foram classificados como baixo peso (P<3), risco de baixo peso (P 3-15), normal (P15-85), risco de
sobrepeso (P 85-97) e sobrepeso (P>97), segundo OMS (2007). O sobrepeso foi encontrado em 18,75% nos escolares da escola particular e em 26,92% nos escolares da escola pública. De acordo com o consumo dos alimentos reguladores, os escolares de ambas as escolas tem o hábito de consumir mais vegetais folhosos e frutas do que os legumes. Em relação ao consumo de guloseimas o índice é alto, o refrigerante e o suco industrializado estão bem presente na
alimentação dos escolares de ambas as escolas, quanto ao consumo de água foi observado que na escola particular 43,75% dos escolares consomem de 4-6 copos, e na escola pública 53,85% consomem de 2-4 copos por dia, em relação ao tempo em frente à TV, computador e vídeo game 50% dos escolares da escola particular ficam de 0-2 horas, e 61,54% da escola pública ficam de 2-4 horas, e finalmente em relação à prática de atividade física visto que 31,25% dos escolares da escola particular e 80,77% da escola pública praticam diariamente. Com isso, pode-se concluir que o alto consumo de alimentos ricos em calorias e gorduras tiveram aumento significativo na infância, atualmente as crianças e adolescentes têm mais acesso a estes alimentos tanto em casa quanto na escola devido à mídia, sendo assim, é necessário uma reeducação alimentar, visando melhorar o estado nutricional, já que através da educação alimentar é possível modificar hábitos alimentares inadequados, e assim reduzir a morbidade e a mortalidade devido às deficiências nutricionais e prevenir patologias futuras.

Biografia do Autor

Eriane Regina Vertuan

Discente do Curso de Nutrição da Unifil. Orientanda do Trabalho de Conclusão de Curso (e-mail: erivertuan@hotmail.com).

Graziela Maria Gorla Campiolo

Docente do Departamento de Nutrição da UniFil (Centro Universitário Filadélfia) (e-mail: grazielacampiolo@yahoo.com.br).

Publicado
2018-07-31
Como Citar
Vertuan, E., & Campiolo, G. (2018). Comparação do estado nutricional e hábitos alimentares de escolares de uma escola pública e uma escola particular da cidade de Alvorada do Sul –Paraná. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 28(54), 21-34. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/326/238
Seção
Artigos