Contingências entrelaçadas e o estudo do comportamento verbal

  • João Juliani
  • Marcos Roberto Garcia Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Celso Apparecido Athayde Neto Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Lívia Gabriela Selleti Massabki Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Marina Tropia Fonseca Carioba Arndt Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

Em 1957 Skinner publicou o livro O Comportamento Verbal trazendo uma nova proposta para estudar a linguagem humana. O comportamento verbal é uma parcela muito importante do comportamento humano, e como Skinner (1957) coloca, nenhuma formulação sobre o Homem estaria completa se não considerá-lo. Como qualquer operante, o comportamento verbal é modelado e mantido por consequências mediadas por outras pessoas. Partindo deste pressuposto, para compreender as relações entre pessoas, inclusive a relação do indivíduo com ele mesmo, é necessário identificar as variáveis envolvidas na aquisição e manutenção do comportamento verbal. O presente trabalho constitui-se em uma alternativa de estudo deste operante. Buscou-se organizar uma situação que permitisse estudar as variáveis envolvidas nos episódios verbais e avaliar o controle verbal sobre o comportamento humano. O texto “Uma Fábula” (A Fable) de Skinner (1988), inspirou o experimento relatado aqui, sendo um exemplo de relações entrelaçadas. Buscou-se descrever as formas de interações entre indivíduos que pertencem e que não pertencem à mesma comunidade verbal durante a aquisição de um comportamento de resolução de um problema complexo. Participaram do estudo quatro sujeitos: três do sexo feminino e um do masculino, todos com idade acima dos dezoito anos, cursando nível superior, sendo que, um deles, era pertencente à outra comunidade verbal (deficiente auditivo). A coleta de dados ocorreu em três sessões gravadas em VHS. Os sujeitos foram arranjados da seguinte forma: a primeira sessão com a Dupla 1 (D1), composta por dois sujeitos (S1 e S2) pertencentes à mesma comunidade verbal; a segunda sessão com a Dupla 2 (D2), formada pelos sujeitos S1 e S3, sendo que S3 não pertencia à mesma comunidade verbal de S1 (pessoa com deficiência auditiva – surda); e por fim, a terceira sessão com a Dupla 3 (D3), formada por S2 e S4, ambos pertencentes à mesma comunidade verbal. Os resultados foram analisados e comparados com as descrições feitas por Skinner (1988) dos comportamentos aprendidos ou “ensinados” na interação direta com o meio, e na interação com um ambiente social. A modelagem do comportamento de resolução de um problema complexo permitiu encontrar detalhes importantes, não explícitos, na fábula de Skinner (por exemplo, a utilização de autoclíticos). Outro detalhe importante foi o controle que a regra exerceu sobre o comportamento do ouvinte temporalmente distante.

Biografia do Autor

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Docentes do Curso de Psicologia da UniFil

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Discentes do Curso de Psicologia da UniFil

Publicado
2018-09-03
Como Citar
Juliani, J., Garcia, M., Athayde Neto, C., Massabki, L., & Arndt, M. (2018). Contingências entrelaçadas e o estudo do comportamento verbal. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 25(48-49), 46-61. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/355/300
Seção
Artigos