Análise de rotulagem de leite de marcas diferentes segundo a RDC nº 26 de 02 de julho de 2015
Resumo
A rotulagem dos alimentos é um dos principais meios de orientar o consumidor quanto as propriedades nutricionais do alimento na qual pretende ingerir. A temática norteadora do trabalho é a análise de rotulagem de leite de marcas diferentes de acordo com a Resolução RDC nº 26, de 2 de julho de 2015. O objetivo geral deste trabalho é analisar dez diferentes marcas de leite sob o rigor da legislação brasileira que normatiza a rotulagem de leite. A problemática baseia-se na seguinte indagação: o consumidor tem se interessado em compreender e conhecer a rotulagem dos alimentos, especialmente a do leite? Entretanto, foram analisadas dez embalagens de leites de marcas variadas, onde uma a uma foi verificada as informações contidas nelas. Deste modo, o resultado pode ser expresso a maioria das marcas analisadas apresentam conformidade com as exigências prescritas em lei, e uma minoria precisa realizar adequações na rotulagem. Portanto, evidenciou-se que a rotulagem dos alimentos é uma forma de garantir informações quanto a qualidade do produto ao consumidor.