Análise de rotulagem de leite de marcas diferentes segundo a RDC nº 26 de 02 de julho de 2015

  • Carolaine dos Santos Costa
  • Eduardo Amaral Toledo

Resumo

A rotulagem dos alimentos é um dos principais meios de orientar o consumidor quanto as propriedades nutricionais do alimento na qual pretende ingerir. A temática norteadora do trabalho é a análise de rotulagem de leite de marcas diferentes de acordo com a Resolução RDC nº 26, de 2 de julho de 2015. O objetivo geral deste trabalho é analisar dez diferentes marcas de leite sob o rigor da legislação brasileira que normatiza a rotulagem de leite. A problemática baseia-se na seguinte indagação: o consumidor tem se interessado em compreender e conhecer a rotulagem dos alimentos, especialmente a do leite? Entretanto, foram analisadas dez embalagens de leites de marcas variadas, onde uma a uma foi verificada as informações contidas nelas. Deste modo, o resultado pode ser expresso a maioria das marcas analisadas apresentam conformidade com as exigências prescritas em lei, e uma minoria precisa realizar adequações na rotulagem. Portanto, evidenciou-se que a rotulagem dos alimentos é uma forma de garantir informações quanto a qualidade do produto ao consumidor.

Biografia do Autor

Carolaine dos Santos Costa

Acadêmica do Curso de Bacharelado de Nutrição da Faculdade de Apucarana, Apucarana- Paraná - Brasil. E-mail: carolscosta2010@gmail.com

Eduardo Amaral Toledo

 Docente/Orientador Mestre do Curso de Bacharelado de Nutrição da Faculdade de Apucarana, Apucarana- Paraná - Brasil. E-mail: eduardo@slpart.com.br

Publicado
2019-03-07
Como Citar
Costa, C., & Toledo, E. (2019). Análise de rotulagem de leite de marcas diferentes segundo a RDC nº 26 de 02 de julho de 2015. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 34(67), 11-18. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/964/2087
Seção
Artigos