Do direito à moradia: uma análise sob o enfoque do patrimônio mínimo

  • Eliane Aparecida Valone Esteves
  • Luciana Mendes Pereira

Abstract

Verifica o entendimento doutrinário, o rol de direitos fundamentais sociais e as disposições substanciais referentes ao direito à moradia da Constituição Federal de 1988. Realiza uma breve exposição histórica da positivação destes direitos e em que momento foram consolidados. Discorre sobre o direito social à moradia, patrimônio mínimo existencial, abordando essas questões como direito fundamental, da pessoa humana como condição a uma vida com dignidade. Aborda sobre patrimônio mínimo como mínimo existencial para que indivíduo tenha uma vida digna e a possibilidade desses direitos serem efetivados pelo Poder Judiciário diante da omissão estatal.

Author Biography

Luciana Mendes Pereira

Advogada, Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina, Professor de Direito Civil no Centro Universitário Filadélfia, Londrina, Paraná, Brasil.

Published
2018-10-09
How to Cite
Esteves, E., & Pereira, L. (2018). Do direito à moradia: uma análise sob o enfoque do patrimônio mínimo. Revista JuríDica Da UniFil, 9(9), 77-92. Retrieved from http://publicacoes.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/682/631