Almas Algorítmicas: aportes sobre a IA no horizonte da fé – paradoxos entre a Criação, Imago Dei e o Cálculo

  • Silas Barbosa Dias

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão teológica sistemática sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na espiritualidade cristã contemporânea. A partir do conceito de Imago Dei, da ética da criação e da vocação escatológica da fé cristã, o texto analisa como os avanços da IA desafiam, espelham e reconfiguram o entendimento antropológico e espiritual da tradição cristã. Inspirado por uma abordagem crítica e profética, o estudo estrutura-se em quatro eixos: antropologia teológica, espelhamento tecnológico, espiritualidade encarnada e discernimento teológico. A proposta visa oferecer ao campo teológico uma leitura lúcida, comprometida e esperançosa diante das “almas algorítmicas”.

##submission.authorBiography##

Silas Barbosa Dias

Doutor em Teologia pela Free University Amsterdam. Mestre em Estudos Ecumênicos pela Universidade de Genebra. Bacharel em Teologia. Licenciatura com habilitação em Filosofia, Psicologia e História (MEC “L” 174.517). É especialista em Psicoterapia e Psicanálise. Secretário de Educação Teológica e Educação Continuada da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB). Docente na UniFil (Universidade Filadélfia de Londrina) desde 2001. Autor de oito livros nas áreas de teologia, espiritualidade e desenvolvimento humano.

Publicado
2025-05-30
Como Citar
Dias, S. (2025). Almas Algorítmicas: aportes sobre a IA no horizonte da fé – paradoxos entre a Criação, Imago Dei e o Cálculo. Vocare: Revista De Teologia Da UniFil, 3(5), 37-45. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/rev_teologica/article/view/3285/3069
Seção
Artigos