Metas de realização e motivação escolar

  • Leda Mezzaroba

Resumo

A presente revisão bibliográfica analisa a influência, nas últimas décadas, do desenvolvimento de modelos teóricos de motivação escolar sobre as atividades de aprendizagem e tarefas realizadas pelos alunos. De acordo com os autores citados, a aprendizagem depende da presença de conhecimentos prévios, da capacidade e da motivação do aluno em termos de pensamentos e emoções que determinam o seu comportamento em sala-de-aula. Entre as principais características das "metas de realização" que elicitam modelos motivacionais qualitativamente diferente nos alunos, destacam-se a "meta de domínio", a "meta de performance" e a "meta de alienação acadêmica", ainda pouco explorada. Conclui-se que a compreensão pelo professor das ligações entre o ambiente, a adoção de "meta de domínio" e os resultados motivacionais influenciam a aprendizagem profunda do aluno. Esse entendimento promove o envolvimento e a crença do aluno de que pode aprender e assim valoriza o esforço, como via de acesso ao êxito acadêmico.

##submission.authorBiography##

Leda Mezzaroba

Professora do Dept. de patologia aplicada, legislação e deontologia, centro de ciências da saúde, UEL, mestre em educação

Publicado
2021-10-01
Como Citar
Mezzaroba, L. (2021). Metas de realização e motivação escolar. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 15(29), 41-46. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2289/1903
Seção
Artigos