Conceito de saúde: uma abordagem necessária à formação do enfermeiro

  • Evanira Luisa Janjácomo Chiquetti
  • Kátia Mara Kreling Vezozzo
  • Maria Lúcia da Silva Lopes
  • Selma Maffei de Andrade

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar o conceito de saúde entre alunos que ingressaram e que estão concluindo o curso de Enfermagem, em uma escola particular do município de Londrina/Paraná. Foram aplicados questionários a todos os alunos do primeiro do último ano (99 e 41, respectivamente). A análise dos resultados obtidos permitiu constatar que a maioria dos alunos ingressantes possuem concepções que variam entre um conceito de transição (49%) e um conceito simples de saúde (38%). Entre os alunos do último ano, o conceito predominante é preconizado pela OMS (52%), seguido pelo de transição (32%). O conceito ampliado de saúde, contido na Constituição Brasileira de 1988, foi pouco citado pelos acadêmicos do último ano (12%), mas foi evidenciado entre os alunos do primeiro ano (2%)

Biografia do Autor

Evanira Luisa Janjácomo Chiquetti

Docente do departamento de Enfermagem do CESULON, mestre em saúde coletiva pela UEL.

Kátia Mara Kreling Vezozzo

Docente do departamento de Enfermagem do CESULON, mestre em saúde coletiva pela UEL.

Maria Lúcia da Silva Lopes

Docente do departamento de Enfermagem do CESULON, mestre em saúde coletiva pela UEL.

Selma Maffei de Andrade

Docente do departamento Materno-Infantil e saúde comunitária da UEL, doutora em Epidemiologia

Publicado
2021-09-20
Como Citar
Chiquetti, E., Vezozzo, K., Lopes, M., & Andrade, S. (2021). Conceito de saúde: uma abordagem necessária à formação do enfermeiro. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 16(31), 129-140. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2324/1867
Seção
Artigos