Questões educacionais futuras e a formação do arquiteto

  • Ivan Prado Júnior
  • Levino Bertan

Resumo

As discussões atuais na área de Arquitetura e Urbanismo levam, invariavelmente, à reflexão sobre os caminhos do seu ensino. Indo além da contribuição que prestaram alguns temas e categorias amplamente abordados, procuramos aqui tecer algumas considerações à luz das categorias “cidadania”, “planetaridade”, “sustentabilidade”, “virtualidade”, “globalização”, “transdisciplinaridade” e “dialogicidade”, considerando-as como pontos-chave para a reflexão das questões educacionais atuais e futuras, visando estabelecer um paralelo com o contexto do ensino superior, mais especificamente com a formação dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Acredita-se que o estudo mais aprofundado sobre esses temas, e até mesmo a inserção desses no processo de ensino e aprendizagem, podem contribuir para a formação do arquiteto, que, mais que um agente das transformações positivas dentro de sua comunidade, pode vir a ser um disseminador dos valores éticos, implícitos em cada uma das categorias abordadas.

Biografia do Autor

Ivan Prado Júnior

Arquiteto e Urbanista. Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Levino Bertan

 Doutor em Filosofia. Docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente  -  SP. E-mail: invanarq@aol.com

Publicado
2022-06-14
Como Citar
Prado Júnior, I., & Bertan, L. (2022). Questões educacionais futuras e a formação do arquiteto. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 18(34), 53-64. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2533/2304
Seção
Artigos