Gamificação como estratégia de intervenção nutricional e estilo de vida: uma revisão integrativa da literatura
Resumo
A gamificação é uma ferramenta que pode ser usada para melhorar a qualidade de vida, a educação e o treinamento, motivando e entusiasmando o público-alvo. Porém, não existe consenso sobre os efeitos da gamificação na mudança de comportamentos alimentares. Portanto o objetivo deste estudo foi revisar a literatura, e analisar aplicativos que usam a gamificação com o propósito de identificar sua capacidade de promover mudanças de comportamentos alimentares. Foi utilizada a base de dados Medline, por meio do motor de busca Pubmed, para busca dos artigos que compõe a presente revisão integrativa da literatura. Foram encontrados inicialmente 878 estudos; após o processo de seleção, 16 compuseram o presente estudo. No geral, as intervenções gamificadas mostraram-se promissoras e eficazes para mudança de comportamentos alimentares, com resultados precisos e positivos, com uso de elementos como: avatares, vouchers, emblemas, recompensas, metas, acúmulos de pontos, competição e desafios. Pode-se concluir que a gamificação pode ser eficaz na mudança de comportamento alimentar.