Análise sensorial de morangos orgânicos e convencionais e investigação do consumo de alimentos orgânicos pela população

  • Caroline Dias de Araújo
  • Maria Clara de Carvalho Santa Rosa
  • Thanise Pitelli de Nigro

Resumo

Embora haja uma crescente demanda por alimentos orgânicos, o consumo de alimentos convencionais ainda é predominantemente. As características sensoriais e o custo dos produtos, são alguns dos fatores que interferem na escolha dos alimentos. O objetivo do presente trabalho foi identificar as diferenças, no quesito sensorial, entre alimentos orgânicos e convencionais, além de identificar a percepção dos consumidores sobre orgânicos. Por se tratar de uma pesquisa com seres humanos, os testes só se iniciaram após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos do Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Foi realizada uma análise sensorial de morangos orgânicos e convencionais, análise sensorial visual e uma pesquisa de mercado com questionário estruturado. Na análise sensorial, o morango orgânico teve avaliação superior nos quesitos: cor, aparência, sabor e impressão global, quando comparado com o convencional. Na pesquisa de mercado, 46,5% dos participantes relatam que o custo dos alimentos orgânicos é o principal fator implicante no consumo. Concluiu-se que a maioria dos participantes demonstra conscientização sobre os alimentos orgânicos, porém, optam pelo consumo dos alimentos convencionais devido ao elevado preço dos produtos orgânicos.

Biografia do Autor

Caroline Dias de Araújo

Discente do 4º ano do curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia – UniFil - e-mail: caroline.dias.araujo@hotmail.com

Maria Clara de Carvalho Santa Rosa

Discente do 4º ano do curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia – UniFil - e-mail: mariaclarasantarosa@hotmail.com

Thanise Pitelli de Nigro

Docente do departamento de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia (UniFil) – Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - e-mail: thanise.pitelli@unifil.br

Publicado
2022-09-01
Como Citar
Araújo, C., Rosa, M., & Nigro, T. (2022). Análise sensorial de morangos orgânicos e convencionais e investigação do consumo de alimentos orgânicos pela população. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 38(especial), 407-436. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2603/2372