Análise sensorial de morangos orgânicos e convencionais e investigação do consumo de alimentos orgânicos pela população
Resumo
Embora haja uma crescente demanda por alimentos orgânicos, o consumo de alimentos convencionais ainda é predominantemente. As características sensoriais e o custo dos produtos, são alguns dos fatores que interferem na escolha dos alimentos. O objetivo do presente trabalho foi identificar as diferenças, no quesito sensorial, entre alimentos orgânicos e convencionais, além de identificar a percepção dos consumidores sobre orgânicos. Por se tratar de uma pesquisa com seres humanos, os testes só se iniciaram após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos do Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Foi realizada uma análise sensorial de morangos orgânicos e convencionais, análise sensorial visual e uma pesquisa de mercado com questionário estruturado. Na análise sensorial, o morango orgânico teve avaliação superior nos quesitos: cor, aparência, sabor e impressão global, quando comparado com o convencional. Na pesquisa de mercado, 46,5% dos participantes relatam que o custo dos alimentos orgânicos é o principal fator implicante no consumo. Concluiu-se que a maioria dos participantes demonstra conscientização sobre os alimentos orgânicos, porém, optam pelo consumo dos alimentos convencionais devido ao elevado preço dos produtos orgânicos.