A gamificação como alternativa na aprendizagem de programação

  • Amanda Mika Omuna Centro Universitário Filadélfia - UniFil
  • Tânia Camila Kochmanscky Goulart Centro Universitário Filadélfia - UniFil

Resumo

A gamificação é uma abordagem que utiliza elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos, como educação e treinamento. Atualmente, torna-se um desafio a busca por métodos e motivações para o engajamento do aluno diante do aprendizado, já que muitos alunos apresentam dificuldades em se concentrar. Com isso nos questionamos: como fazer com que os alunos se sintam estimulados a aprender e se mantenham interessados? Uma possível resposta poderia ser o uso do método de gamificação. Neste trabalho apresentamos uma pesquisa exploratória através do levantamento de dados sobre a aprendizagem de programação, realizando uma análise de softwares que possuem gamificação implementada e comparar suas sintaxes com linguagens de programação existentes. Nosso objetivo é investigar e discutir os efeitos do uso da gamificação e como esse método pode trazer benefícios à aprendizagem.

Publicado
2023-07-25
Como Citar
Omuna, A., & Goulart, T. (2023). A gamificação como alternativa na aprendizagem de programação. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 39(76), e2875. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2875/2633