O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na adolescencia

  • Maria Cláudia Silva Jardim Selleti

Resumo

Esta pesquisa perfaz um caminho acerca de um tema atual e de suma relevância quando ao tratar-se do TDAH na adolescência. Buscou-se, neste estudo, o aprofundamento na temática ao investigar as características do TDAH e o comportamento do indivíduo com tal transtorno, além de entender o diagnóstico e tratamento. Para isto, a metodologia utilizada foi a revisão literária, estudando autores como Desidério e Miyazaki (2007), Gomes (2018), Pires et al. (2024),  Braun et al (2019) e Lima (2023). Por esta pesquisa afirma-se que os sintomas do TDAH precisam se manifestar no indivíduo entre os 6 e 12 anos de idade e que se caracteriza por sintomas como hiperatividade, desatenção e impulsividade, e estes sintomas, por vezes, levam o paciente a impactos não desejados, como isolamento, conversa excessiva, abandono escolar e utilização de álcool e outras drogas. Além de contatar desafios no diagnóstico e no tratamento, viu-se também que a família e a escola devem conciliar estratégias medicamentosas e tratamentos psicossociais, além de lançarem mão da elaboração de uma rotina de estudos e a prática de exercícios físicos a fim de amenizar os sintomas.

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Maria Cláudia Silva Jardim Selleti

Maria Cláudia Silva Jardim Selleti. Acadêmica do curso de Psicologia da Instituição Faculdade Pitágoras Unopar Anhanguera. E-mail: mariaclaudiaselleti@gmail.com

Publicado
2025-08-21
Como Citar
Selleti, M. (2025). O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na adolescencia. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 41(78), e3368. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3368/3160