Perfil dos adolescentes privados de liberdade em uma unidade de internação no município de Londrina, no ano de 2006

  • Silvio Luis Martins Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Christine Baccarat de Godoy Martins Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

Trata-se de estudo descritivo que objetivou delinear o perfil dos adolescentes infratores internados no Centro de Sócio-Educação - Unidade Londrina (CENSE), cuja população foi composta por 56
adolescentes. Os dados foram coletados utilizando-se formulário estruturado com questões fechadas, processados eletronicamente por meio do programa computacional Excel 5.0. Entre os 56
adolescentes estudados, grande parte (89,3%) pertencia à faixa etária de 15 a 18 anos, com ensino fundamental (87,5%), nunca haviam trabalhado com registro em carteira (58,9%) e pertenciam a
famílias de baixa renda (69,6%). Uma proporção significativa (60,7%) já havia consumido drogas e praticado crimes graves como homicídio, roubo e latrocínio (87,5%). Observou-se que 46,4% dos
adolescentes cometeram dois ou mais atos infracionais. Uma grande parcela (60%) estava internada há menos de um ano e residia em Londrina (46,4%). Entre as patologias detectadas, houve
predomínio dos distúrbios neuro-psiquiátricos (42,5%), com freqüência de dermatoses (33,3%) e presença de trauma (14,9%). O estudo contribui para tornar mais visível o perfil dos adolescentes
infratores, podendo subsidiar o desenvolvimento de metas e estratégias específicas de assistência à saúde destes adolescentes, contribuindo para o avanço do conhecimento nesta área.

Biografia do Autor

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Enfermeiro Especialista em Saúde Coletiva e da Família pelo Centro Universitário Filadélfia de Londrina (UNIFIL). E-mail: silvio.martins@hotmail.com

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Enfermeira Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado
2018-09-03
Como Citar
Martins, S., & Martins, C. (2018). Perfil dos adolescentes privados de liberdade em uma unidade de internação no município de Londrina, no ano de 2006. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 24(46), 75-86. Recuperado de http://publicacoes.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/391/331
Seção
Artigos